Casais com uma área de 28,2 Km2 pelos censos 2011 com 2.342 habitantes

Casais ou Casais da Soianda ou Santa Maria dos Casais.

Distando cerca de uma légua (5Km) da cidade de Tomar, a freguesia de Casais é ainda hoje uma das maiores em extensão do concelho de Tomar (28,2 Km2).

Embora não se encontrem registos quanto à data da sua fundação, sabe-se que foi desanexada da freguesia de Areias (antiga Arenas) no final do século XV e chamava-se Cazaes da Soanda.

Crê-se que a criação da paróquia, desmembrada da paróquia da Vila de Tomar, remonta a 1530. Foi, até à emancipação de Além da Ribeira, uma das mais extensas e populosas do concelho.

Reporta-se a 1390 uma referência alusiva à igreja de Santa Maria dos Casais, dizendo que fazia parte da paróquia da Vila de Tomar, juntamente com Pias, Serra, Olalhas, Madalena e Sabacheira, mas que só havia pia baptismal em Pias e Tomar.

Ao longo dos tempos também alguns lugares viriam a ser desanexados desta Freguesia, nomeadamente parte da actual freguesia da Pedreira, o lugar de Minjoelho (antigo Mengiolho) que passou para a Freguesia de Santa Maria dos Olivais e a Freguesia de Além da Ribeira que foi integralmente criada com lugares que até 1985 pertenceram a esta Freguesia.

Com cerca de 2 600 habitantes, a freguesia de Casais tem mantido desde há muitos séculos as suas principais características, dos seus 36 lugares, a maioria já pertencia à freguesia em 1701, Casais é um exemplo típico de povoação fundada nos inícios da nacionalidade.

Neste momento tem os seguintes 36 lugares: Algaz, Arroteia, Assamassa, Bairro do Fôxo, Bica, Calçadas, Calmaranho, Calvinos, Casais, Casal Cordeiro, Casal das Olas, Casal dos Muros, Casal Novo, Casal Pinheiro, Dejusta, Feiteira, Fonte Galega, Fontinha, Ganados, Olas, Pereirinha, Pesqueira, Pintado, Portela da Légua, Queimadas, Quinta da Lagoa, Relvas, Santa Catarina, Soianda, Torre, Vale Carneiro, Vale da Torre, Vale da Trave, Valgamito, Vale Saz e Venda Nova.

A freguesia de Casais é possuidora de uma paisagem rica e acolhedora, ideal para quem pretende descansar e usufruir da natureza.

Existem várias referências de interesse patrimonial, a partir do qual podemos extrair alguma cultura e história do passado.

Monumentos a visitar: Ponte Romana, Castros na estrada de Casais – Prado, Anta no lugar de Calvinos, Calçada Romana e as Quintas da Pesqueira, dos Ganados e Pintado.